Perguntas Frequentes

A Audiplo é um think-tank que informa, promove e torna públicos debates sobre Política Externa Brasileira e os temas mais importantes da agenda internacional contemporânea.

A principal atividade educacional da Audiplo é a de preparar candidatos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. A Audiplo oferece, ainda, análises semanais sobre política externa brasileira e os temas mais relevantes da agenda internacional e também promove o lançamento de livros e a realização de eventos com acadêmicos, diplomatas e intelectuais que estejam dispostos a comunicar suas ideias de modo claro e objetivo para o público geral.

Por enquanto, a formação para a prova do Instituto Rio Branco é oferecida em duas modalidades de cursos: 1) Extensivo 2) Idiomas. Para o início de 2016.02, ofereceremos apenas cursos presenciais em Porto Alegre.

O Curso Extensivo compreende os Módulos I e II (os quais, juntos, incluem todo o conteúdo da prova para as referidas matérias). Cada módulo é formado por 20 aulas em cada uma das seis matérias a seguir:  Política Internacional, História Mundial, Economia, Geografia, História do Brasil e Direito. Portanto, em um módulo o aluno terá 120 aulas (20 aulas por matéria). Caso faça os dois módulos, o aluno terá 240 aulas (40 aulas por matéria). Não há exigência de pré-requisitos. O aluno pode começar seus estudos tanto pelo Módulo I quanto pelo Módulo II. Em 2016.02, o Curso Extensivo é oferecido apenas presencialmente, com as matérias do Módulo II, sendo facultado ao aluno fazer matérias individuais.

O Curso de Idiomas compreende os Níveis I, II, III e IV (os quais, juntos, incluem todo o conteúdo da prova para as referidas matérias). Cada nível é formado por 20 aulas, em cada uma das quatro matérias a seguir:  Português, Inglês, Espanhol e Francês. Portanto, em um nível o aluno terá 80 aulas (20 aulas por matéria). Caso faça os quatro níveis de todas matérias, o aluno terá 320 aulas (80 aulas por matéria). Em 2016.02, o Curso de Idiomas será oferecido apenas presencialmente, sendo facultado ao aluno fazer matérias individuais.